RESENHA – Os Sete Selos, de Luiza Salazar

sete selos

INFORMAÇÕES:

TÍTULO: Os Sete Selos

AUTOR (A): Luiza Salazar

GÊNERO: Fantasia Urbana

ORIGEM: Brasil, Minas Gerais

ANO DE LANÇAMENTO: 2011

NÚMERO DE PÁGINAS: 360

EDITORA: Underworld

 

SINOPSE:

Lara Carver é uma jovem de 21 anos que trabalha para a Agência, um local especializado em estudar, localizar e conter fenômenos paranormais. Um evento inesperado tira Lara do conforto da Agência em Londres e a leva para Paris, onde ela descobre que uma força muito além de qualquer coisa que a Agência já enfrentou assolou a cidade à procura de um artefato milenar. Lara precisa se unir então a um velho amigo e ex-agente, Jason e a um demônio, Lucius, inimigo declarado de Lara desde sua infância, para descobrir quem está atrás do artefato e porque ele é tão importante. No entanto, a jornada de Lara vai lhe mostrar coisas que ela jamais esperava: sobre perigo, amor, amizade e acima de tudo, sobre os estranhos e poderosos segredos do seu próprio passado.

 –

RESENHA:

Muitos novos talentos, embora por vezes realmente bons, ficam à margem do mercado literário ou são ignorados pelos leitores, em muitos casos centrados nas hypes do momento ou cegos para tudo o que não seja de proeminência estrangeira. Dessa forma, perdem-se muitas coisas interessantes que são lançadas em terras tupiniquins, como este surpreendentemente bom Sete Selos, da autora mineira Luiza Salazar, lançado pela editora Underworld.

A proposta da escritora é trabalhar com um tema extremamente batido e recorrente no meio literário: anjos, demônios e seus embates milenares, transpondo esses conceitos para o nosso mundo; os acontecimentos centram-se na jovem Lara Carver, uma agente de uma organização que lida com fenômenos paranormais e está prestes a enfrentar o maior desafio da sua vida. E tem de tudo: magia, lutas, romance, segredos, anjos e demônios (claro!) e situações fantásticas.

Os perigos de se recorrer a um tema tão conhecido são claros. No caso, a questão se resume a como o autor trabalhará esses conceitos: inserirá elementos novos, ou ficará na mesmice que tanto afeta muitas das obras que vemos hoje nas livrarias? É impossível criar uma história plenamente inovadora, mas se ater ao lugar comum subtrairá muito de seu potencial. Felizmente, Luiza não cai nessa armadilha.

Embora trabalhe com acepções clássicas, a forma como se conta a história faz toda a diferença. A autora não buscou uma aventura tão grandiosa quanto Eduardo Spohr em seu A Batalha do Apocalipse, nem criou um mundo do zero como o fez Raphael Draccon na saga Dragões de Éter, mas conseguiu transportar uma mitologia extremamente calejada para o mundo contemporâneo. Somem-se a isso personagens bem construídos e uma narrativa bem escrita e pronto: temos em mãos um excelente exemplar de fantasia urbana regada a anjos, demônios, magia, perigos e amores.

O texto da brasileira nos apresenta uma trama que, embora simples, se mostra bem amarrada e concisa, sem tentar ser mais do que deve. Há reviravoltas, antagonismos, embates mortais, traições, sangue contra sangue, enfim: alguns dos elementos necessários ao gênero. Ainda que o tema e a ambientação do romance não sejam de forma alguma inovadores, este consegue seguir seu próprio caminho e contar as desventuras de Lara e seus companheiros com devida clareza, emoção e agilidade.

sete selos 2

Vale ressaltar que a qualidade da obra estaria seriamente comprometida caso as personagens da mesma não fossem bem caracterizadas. Cada uma delas tem seu papel pontuado na trama e não brota de maneira superficial. Destaque para a protagonista feminina forte e um de seus companheiros, Lucius, um arrogante e astuto demônio.

Interessante notar o relacionamento amoroso apresentado no livro – talvez a única semelhança com o gênero do romance sobrenatural (tal como Crepúsculo, Fallen e Sussurro) – e seu desenrolar longe de afobado ou raso. Embora alguns ainda possam dizer que ele soe inverossímil, é preciso notar o esforço que teve a escritora para retirá-lo desse rótulo, montando-o pouco a pouco ao longo dos capítulos. Luiza pode não ter tido sucesso pleno nesse sentido, mas este está longe de ser um ponto realmente negativo no livro.

Mesmo com as diversas características positivas, Sete Selos não escapa de algumas críticas. Embora não se proponha a tal, a obra não se aprofunda em alguns conceitos, o que pode incomodar um leitor mais exigente, que aprecie um universo fantástico mais elaborado. Na sua própria simplicidade (que, de certa forma, é um ponto positivo), o romance carece de uma subjetividade e reflexão mais apuradas, encontradas nas grandes obras de Literatura, mesmo as de fantasia. Vale ressaltar, porém, que a maioria dos livros também não dispõe dessas qualidades em maior ou menor grau, o que não justifica desqualificá-los por isso – ainda que seja justa a observação.

A edição está muito bonita, com capa, diagramação e folhas ideais. Em contrapartida, a revisão deixa a desejar, com erros primários de ortografia. Não é nada decisivo para comprometer a experiência de leitura, mas todo leitor que paga por um livro deseja não encontrar esse tipo de erro.

Portanto, Luiza Salazar triunfa em sua estreia na Literatura, inserindo na safra brasileira de fantasia um ótimo exemplo de história bem escrita, sedimentada por personagens cativantes e um enredo sólido. Uma leitura moderna e prazerosa aguarda os felizardos que puderem adquirir um exemplar desse gratificante acerto por parte de nossa nova e talentosa escritora.

 

DE BOM E  RUIM:

+ Boa apresentação de um tema batido

+ Narrativa bem escrita: moderna e ágil

+ Personagens bem construídos

+ Relacionamento amoroso crível

– Um ou outro aspecto poderia ter sido mais explorado

– Erros de revisão

 

LIVRO NOTA… 8,0 – Uma fantasia bem escrita, isenta de grandes erros.

Livro bom

Vitor aprovou!

Anúncios

Publicado em quarta-feira,29 maio,2013, em Literatura, Resenhas Literárias e marcado como , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: